O controle de estoque é sempre um dos principais temas quando se fala em gestão de negócios varejistas. Apesar de ser essencial para o funcionamento e êxito da empresa, é comum que muitos gestores ainda tenham como grande desafio administrá-lo de forma assertiva.
Garantir a eficácia da gestão de estoque não apenas assegura a disponibilidade de produtos para os clientes, mas também ajuda a evitar custos desnecessários e maximizar os lucros. Vamos então discutir cinco dicas fundamentais para comerciantes varejistas aprimorarem seu controle de estoque, tornando-o mais simples e eficiente.
Obs.: Atenção especial à última, pois é a mais importante!
Qual a importância da gestão de estoque?
Na administração de uma empresa varejista, lidar com as várias complexidades logísticas é um dos principais desafios. Estas complexidades abrangem aspectos como a diversidade de produtos, flutuações sazonais, mudanças nas demandas, preferências do público alvo e tudo isso está relacionado ao controle de estoque.
Apenas através de uma boa oferta de produtos e opções para os clientes as vendas são possíveis. Isso envolve um planejamento estratégico e o uso de ferramentas de gestão adequadas para evitar excessos ou escassez de mercadorias, garantindo um controle sólido e melhorando a experiência do cliente e sua posição competitiva no mercado.
Em outras palavras, as suas vendas, a experiência e fidelização do cliente, o funcionamento do seu negócio, a qualidade dos seus serviços e, é claro, o seu faturamento: tudo depende de uma gestão de estoque eficaz e competente. A excelência nesta área do seu empreendimento é um dos carros-chefe para a manutenção do seu negócio.
Observe o comparativo abaixo. Gostamos de utilizá-lo para explicitar as diferenças entre os resultados de um controle de estoque eficiente e os resultados de um controle inadequado. E isso serve para qualquer empresa do varejo:
Agora, conhecendo os impactos da gestão de estoque para comércios varejistas, vamos às dicas!
1. Estratégia é fundamental!
Conhecer o seu público alvo e desenvolver uma estratégia com planejamento bem definido pode impulsionar a eficiência da sua gestão de estoque. Isso envolve identificar categorias de produtos de alta demanda, ofertar diferentes marcas e opções de mercadorias, compreender bem possíveis sazonalidades de produtos e manter-se atualizado das tendências do seu nicho.
Por exemplo, uma loja de materiais de construção pode priorizar o estoque de produtos sazonais, como equipamentos de jardinagem na primavera e chuveiros elétricos no inverno, para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas. Outra ideia é realizar promoções para melhorar a rotatividade de produtos que estão armazenados há mais tempo, evitando assim que eles estraguem ou permaneçam ocupando espaço físico desnecessariamente.
2. Faça Inventários Regulares:
Realizar inventários regulares é de grande importância para que haja precisão dos registros de estoque. Agende inventários periódicos de acordo com as necessidades da sua empresa para comparar os dados do sistema com a contagem física dos produtos. Isso ajuda a identificar discrepâncias, como produtos perdidos, danificados ou desatualizados.
Para o varejo, essa prática é ainda mais relevante tendo em vista que normalmente são empresas que lidam com uma ampla variedade de produtos, pois as diferenças nos volumes de vendas de cada item podem impactar a contagem.
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3. Diversifique seus Fornecedores:
Depender de um único fornecedor pode expor seu negócio a riscos, como atrasos nas entregas ou aumentos repentinos nos preços. Diversificar seus fornecedores pode ajudar a mitigar esses riscos e garantir uma cadeia de suprimentos mais robusta. Por exemplo, um supermercado pode estabelecer parcerias com múltiplos fornecedores de alimentos, materiais de higiene e materiais de limpeza, garantindo uma variedade de opções, de marcas e preços competitivos.
4. Invista em Treinamento da Equipe:
Uma equipe bem treinada é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de controle de estoque. Certifique-se de fornecer treinamento adequado aos colaboradores e gestores de estoque sobre os procedimentos de controle eficiente, incluindo a utilização do sistema de gestão, métodos de realização de inventários e práticas de manuseio de produtos.
Profissionais treinados são melhor capacitados e executarão com mais eficiência as tarefas relacionadas ao estoque, reduzindo erros e garantindo uma operação mais fluida.
5. Sem a tecnologia adequada, nada feito…
Hoje em dia e cada vez mais, tem sido impossível garantir uma boa gestão de estoque de forma completamente manual, através de contagens e cálculos pontuais ou planilhas tradicionais. São recursos ineficazes, trabalhosos e muito propensos a erros, além de demandar bastante tempo e energia para execução.
O avanço da tecnologia, as diversas opções disponíveis, a variedade de recursos oferecidos e a crescente concorrência no mercado exigem que as empresas atualizem-se e otimizem seus processos para conseguirem continuar competitivas e sobreviver à corrida comercial. Então a principal dica de ouro é: investir em um sistema de gestão de estoque eficiente é indispensável para o sucesso do seu negócio.
Esses sistemas automatizados ajudam a monitorar o movimento de estoque, identificar a necessidade de reposição e prever a demanda futura. No entanto, quando esses softwares são exclusivamente desenvolvidos para gestão de estoque, sem integração, podem até fazer um trabalho melhor do que as planilhas para auxiliar os processos de controle, mas possuem algumas restrições que podem dificultar as tarefas e não otimizá-las o suficiente. Por isso, talvez seja necessário exportar dados do sistema para outros programas utilizados na empresa, o que dificulta a sincronização das informações e pode causar dor de cabeça. Portanto, não é o ideal.
Como estamos tratando do comércio varejista, existem opções mais completas e com um melhor custo-benefício, uma vez que oferecem grande variedade de funcionalidades também fundamentais para negócios deste ramo e permitem pôr em prática muito mais facilmente todas as dicas anteriores.
Essas soluções são chamadas de Sistemas Integrados de Gestão ou Sistemas de Automação Comercial e idealmente suas funções abrangem as mais diversas áreas da empresa, como PDV integrado ao ERP, emissão de documentos fiscais, controle financeiro, gestão de pedidos e entregas, gerenciamento de ofertas/promoções, relatórios personalizados e mais uma infinidade de vantagens.
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Plataformas integradas de automação comercial oferecem recursos avançados e excelentes para todas as etapas da gestão e, no final das contas, investir em uma pode sair muito mais barato do que utilizar ferramentas inadequadas, já que perdas, desperdícios e prejuízos diversos são consequências comuns nesses casos.
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