Saldo Flex: a Flexibilidade que Ajuda a Fechar Mais Vendas

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Imagem: Freepik

Não é novidade que uma das ferramentas mais poderosas que os vendedores possuem para ampliar as vendas é o desconto. Ao usá-lo de maneira estratégica, é possível superar as objeções relacionadas aos preços e convencer mais clientes a fechar negócio. Mas como podemos usar isso ao favor da empresa controlando e gerenciando o quanto de desconto é oferecido a cada comprador?

É aí que entra o Saldo Flex, uma ferramenta inovadora que permite aos vendedores a autonomia de oferecer descontos durante as negociações de forma flexível. É como se fosse uma “conta-corrente”, onde eles podem gerenciar esses valores de acordo com o saldo acumulado.

Desenvolvido para atender às necessidades dinâmicas de empresas e seus clientes, o Saldo Flex possibilita uma gestão flexível dos saldos e créditos acumulados durante as vendas, beneficiando vendedores, empresa e clientes, além de permitir eliminar a necessidade da consulta ao gestor a cada nova negociação para que seja autorizada. Neste artigo, você vai ver como essa ferramenta agiliza todo o processo e facilita o fechamento de vendas. Acompanhe!

Como Funciona o Saldo Flex

O Saldo Flex opera de maneira simples e eficiente, similar a ter dinheiro em um cartão de débito. Quando um produto é vendido por um preço maior que o definido ou quando há negociações que resultam em ganhos extras, esse valor se transforma em saldo flexível. 

Esse saldo fica à disposição do vendedor para ser utilizado em futuras negociações, permitindo que ele ofereça descontos sem ultrapassar o limite disponível ou estabelecido pela gestão da empresa.

O processo pode ser descrito em algumas etapas:

1. Acúmulo de Saldo: O vendedor acumula saldo flexível ao realizar vendas vantajosas.

2. Consulta de Saldo: O saldo acumulado pode ser consultado a qualquer momento pelo vendedor e pelo gestor/supervisor.

3. Utilização do Saldo: O saldo pode ser utilizado para oferecer descontos personalizados durante negociações futuras. Lembrando: ele não fica negativo, nesse caso, os descontos só podem ser ofertados se houver saldo disponível para negociações.

4. Limites e Regras: A empresa define as regras de utilização, garantindo que os descontos sejam aplicados conforme as diretrizes da empresa, sem riscos de prejuízos.

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Isso é especialmente relevante se a sua empresa vende para outras empresas, já que é possível pensar principalmente na oportunidade de tornar os seus preços mais competitivos para o negócio com o qual o vendedor está negociando. Além disso, essa é uma excelente ferramenta para manter os clientes que possuem maior poder de compra ativos na empresa e também para atrair e fidelizar novos clientes.

Benefícios do Saldo Flex

Com o Saldo Flex, os descontos propostos pela equipe para o cliente são registrados no sistema e os cálculos são automatizados, isso reflete em ganho de produtividade, além de incentivar os vendedores a venderem mais e melhor identificando novas oportunidades de negociação, melhora a satisfação por parte do cliente e amplia o potencial de crescimento do negócio com maiores chances de sucesso nas propostas de vendas.

Confira a seguir os principais benefícios de implementar o Saldo Flex na sua empresa:

Para os Vendedores

1. Aumento das Vendas: Descontos e incentivos relacionados ao Saldo Flex bem aplicados podem impulsionar as vendas e melhorar o desempenho inclusive das comissões.

2. Autonomia e Confiança: Permitir que os vendedores ajustem preços dentro de limites pré-estabelecidos aumenta a confiança e a motivação da equipe, além de garantir mais fluidez para o andamento das negociações por não precisar de uma consulta direta ao gestor/supervisor antes de cada fechamento de vendas.

3. Facilidade de Gestão: A automatização dos processos reduz a necessidade de cálculos manuais e controles complexos, tornando os processos mais simples, ágeis e precisos, o que evita erros e retrabalho.

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Para a Empresa

1. Competitividade: Empresas que oferecem descontos com essa flexibilidade demonstram ter uma visão estratégica das oportunidades de conseguir acumular saldos e destacam-se no mercado, atraindo mais clientes.

2. Controle Financeiro: A gestão automatizada de saldos e créditos permite um controle financeiro mais preciso e eficiente, livre de erros e sem prejuízos.

3. Produtividade da Equipe: A facilidade de gerenciamento dos descontos e a precisão dos dados torna o processo mais ágil e otimiza o tempo, permitindo que os colaboradores concentrem-se em ações estratégicas para atender a outras demandas da empresa e para focar na alta performance.

4. Aumento da Positivação e Fidelização de Clientes: O saldo flexível é uma maneira eficaz de fidelizar clientes, incentivando compras recorrentes, o fechamento de novas vendas e reduz os níveis de inadimplência.

Para os Clientes

1. Economia: Clientes podem economizar ao receber descontos específicos.

2. Facilidade: A consulta e utilização do saldo por parte do vendedor são práticas e rápidas, ou seja, o cliente não precisa esperar longos procedimentos para receber o desconto.

3. Vantagens Exclusivas: Sentimento de exclusividade e valorização ao receber uma oferta especial.

4. Maior Satisfação: Experiência de compra aprimorada, resultando em maior satisfação e lealdade à marca.

Como Implementar o Saldo Flex?

Para implementar o Saldo Flex de forma eficiente, é essencial utilizar um sistema de gestão que ofereça a funcionalidade de controle e monitoramento dessa ferramenta. Com as soluções da SGA Sistemas, seus vendedores têm acesso ao Saldo Flex com agilidade e precisão. Nossos softwares de Gestão Integrada garantem que cada negociação seja vantajosa tanto para o cliente quanto para a empresa, permitindo um controle eficiente dos saldos disponíveis para descontos.

A SGA Sistemas oferece soluções completas e ideais para a gestão do seu negócio, incluindo a funcionalidade Saldo Flex. Com nossa tecnologia, seus vendedores têm a liberdade de realizar negociações com gerenciamento preciso e conforme as diretrizes da empresa. Isso resulta em uma gestão financeira otimizada, aumento nas vendas e maior satisfação dos clientes.

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