Comunicação Entre as Equipes: como alinhar os setores e aumentar a produtividade

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Imagem: Pexels

A comunicação assertiva é um alicerce para o bom funcionamento de qualquer organização. Quando acontecem frequentes falhas na troca de informações, surgem retrabalhos, atrasos e conflitos que comprometem tanto a produtividade interna quanto a experiência do cliente.

Um dos grandes desafios é manter o alinhamento entre os mais diversos setores da empresa, sincronizando informações e fazendo com que as equipes funcionem como partes integradas de um só organismo: todos em direção ao objetivo em comum. E quais são as estratégias ideais para que a sua empresa alcance essa comunicação assertiva?

Hoje, reunimos para você em detalhes as principais práticas que podem melhorar o relacionamento da equipe, a produtividade e a segurança nos registros fundamentais para o  melhor funcionamento do seu negócio. Vamos lá?

A importância da precisão

Comunicação assertiva é a capacidade de expressar ideias, armazenar, transmitir informações e alinhar processos e expectativas com clareza, objetividade e respeito. 

Alcançar a precisão na comunicação exige a união entre soft skills (habilidades comportamentais, emocionais e sociais) e ferramentas de organização, controle e registros de dados.

Quando há assertividade e clareza, líderes e equipes conhecem as metas, regras e processos de forma transparente, possuem agilidade na busca de documentos e dados e a cultura de feedbacks é algo positivo. Em outras palavras, o bom fluxo de trabalho, a produtividade, o clima organizacional e até a conformidade com as normas dependem diretamente de uma comunicação precisa e eficiente.

Desafios na comunicação empresarial

Em empresas com múltiplos setores, é comum que cada equipe utilize termos e processos próprios, criando silos de informação. Isso gera:

  • Falta de clareza nas atribuições: sem definição clara de responsabilidades, tarefas se perdem ou são duplicadas.
  • Retrabalho e atrasos: informações desencontradas obrigam colaboradores a refazerem atividades, atrasando entregas.
  • Conflitos evitáveis: comunicação inadequada ou até mal-entendidos sobre prazos, entregas ou prioridades acabam em desconfortos que afetam o clima organizacional.

Por onde começar?

Para superar esses desafios, adotar processos de integração de dados é um excelente primeiro passo.

Centralizar as informações das diferentes áreas da gestão em um único lugar, criando consistência e segurança dos dados, significa, por exemplo, que o histórico de vendas pode ser acessado pela equipe comercial, financeiro e qualquer outro colaborador cujo perfil de acesso possua autorização no sistema (nessas ferramentas de gestão integrada, o gestor pode definir quais funcionalidades e informações cada usuário pode acessar). Os benefícios?

1. Redução de tarefas manuais

Elimina a necessidade de inserir a mesma informação em vários sistemas, reduzindo erros, perdas e economizando tempo da equipe.

2. Visão única do negócio

Líderes têm acesso aos dados completos, facilitando decisões mais embasadas e ágeis.

3. Melhoria na experiência do cliente

Credibilidade, rapidez e segurança nos processos aumentam a satisfação do cliente.

4. Agilidade, precisão e eficiência

Processos padronizados e automatizados impulsionam a produtividade. Além disso, consultar e respaldar-se nos registros precisos melhora a comunicação entre as equipes.

Guia Completo: Alinhamento, Harmonia e Produtividade

O passo-a-passo para aprimorar o clima organizacional e rendimento da equipe inclui ações periódicas, habilidades comportamentais e o auxílio da tecnologia.

– Reuniões periódicas

Estabeleça a frequência ideal de encontros síncronos para revisar prioridades, estratégias, feedbacks e esclarecer dúvidas.

– Escuta ativa

Pratique ouvir atentamente antes de responder, demonstrando interesse, respeito e empatia.

– Na hora do feedback…

Preze sempre pela Comunicação Não-Violenta (CNV) e ofereça comentários claros sobre o que está funcionando e o que precisa melhorar, focando em comportamentos e processos, e não no pessoal. Seja também receptivo às sugestões com atenção e as avalie honesta e calmamente, considerando que esta pode ser uma boa oportunidade de lapidação e crescimento.

– Definição de papéis e processos

Documente quem faz o quê e quando, evitando sobreposição de atividades.

– Centralização de informações

Utilize um ERP que se integre a outras ferramentas, como PDV ou Força de Vendas para que dados de clientes, vendas e finanças sejam compartilhados de forma imediata entre setores.

– Relatórios

Acompanhar métricas e registros ajudam gestores a saber onde ajustes precisam ser realizados ou o que deve ser mantido.

– Prazos e limites

Desde datas de pagamento a produtos acabando no estoque, tendo tudo perfeitamente registrado, as chances de prejuízos e esquecimentos são reduzidas.

– Automação de fluxos

Automatize processos repetitivos, como geração de faturas ou atualização de status de pedidos, liberando a equipe para atividades de maior valor.

Os softwares de Gestão Integrada e Automação Comercial da SGA Sistemas auxiliam as empresas a terem mais assertividade, rendimento e sucesso com excelentes funcionalidades desenvolvidas para facilitar, agilizar e melhorar os mais diversos processos do dia-a-dia do empresário e toda a equipe.

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