Experiência do cliente em supermercados: como melhorar?

Você está visualizando atualmente Experiência do cliente em supermercados: como melhorar?
Imagem: Pexels

A fidelização e a atração de novos compradores são importantes indicativos da qualidade dos serviços ofertados em um supermercado. Isso explicita como a experiência do cliente é um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio.

No entanto, o que muitos supermercadistas não sabem é que não é apenas o atendimento direto que afeta a satisfação do seu público, e sim, o conjunto completo do funcionamento da empresa, desde as primeiras etapas de gestão interna até a experiência dos seus consumidores no pós-vendas.

Com a grande diversidade de empresas concorrentes, as mudanças nos hábitos de compra e a crescente digitalização, os supermercados precisam constantemente adaptar e melhorar suas estratégias para proporcionar uma experiência de compra positiva. Neste artigo, você encontrará métodos valiosos para aprimorar a conduta do seu empreendimento e melhorar também a satisfação dos seus clientes.

Entendendo a importância da experiência do cliente

A experiência do cliente abrange todos os pontos de contato que um consumidor tem com uma marca, desde a entrada na loja até o momento em que finaliza sua compra e além. Em supermercados, isso inclui desde a disposição dos produtos nas prateleiras até a interação com os funcionários e o processo de pagamento.

Uma experiência positiva do cliente não apenas aumenta a taxa de fidelidade, mas também atrai novos consumidores por meio de recomendações boca a boca, avaliações online e feedbacks positivos divulgados, por exemplo.

Os desafios enfrentados pelos supermercados

Apesar da importância da experiência do cliente, muitos supermercados enfrentam grandes desafios ao tentar aprimorá-la. Isso inclui a gestão eficiente de estoque, a garantia de preços competitivos, a manutenção da qualidade dos produtos e a prestação de um excelente atendimento ao cliente. Mas não só isso! A crescente concorrência online e a demanda por conveniência estão pressionando os supermercados a adotarem novas tecnologias e estratégias para permanecerem relevantes.

Temos no blog um artigo completo sobre como transformar desafios em grandes oportunidades na gestão de um supermercado. Neste material, há dicas bastante úteis para diversas áreas do comando de uma empresa varejista. Clique aqui e leia o conteúdo na íntegra!

A seguir, confira quais são as principais práticas a serem adotadas para melhorar a experiência do cliente no seu estabelecimento.

Experiência do cliente: o que não pode faltar

Organização e Layout Eficiente:

Um layout bem planejado e organizado facilita a navegação do cliente pelo supermercado, tornando mais fácil encontrar produtos e reduzindo o tempo de busca. Aplique estratégias para tornar as pontas de gôndola mais assertivas e melhorar o tráfego dentro do estabelecimento. Colocar cartazes maiores ou placas indicando a que se refere cada seção e destacar visualmente as ofertas do dia também são excelentes alternativas.

Limpeza e Higiene:

Manter o ambiente limpo e higienizado é fundamental para transmitir confiança aos clientes, garantindo uma experiência agradável e segura durante suas compras. Isso inclui controlar a validade dos produtos e a qualidade dos itens perecíveis, a fim de evitar expor mercadorias estragadas para a venda, causar mau cheiro no local, criar uma má impressão e levar o cliente a desistir da compra.

Disponibilidade de Estoque:

Manter os produtos em estoque e prateleiras bem abastecidas é importante para evitar frustrações dos clientes devido à falta de itens desejados. Relacionando-se com o tópico anterior, o controle de estoque eficiente também é essencial para evitar perdas de produtos por excesso em disponibilidade, o que causa desperdícios e prejuízos financeiros à sua empresa. Temos um material excelente que pode te ajudar muito a controlar o seu estoque de maneira simples e eficaz. Clique aqui e saiba como funciona!

Ambiente Agradável e Confortável:

Criar um ambiente confortável e harmonioso, tendo boa iluminação e ambientação musical (caso haja) com um volume agradável, contribui para uma experiência positiva de compra. Utilizar caixas de som muito altas, com uma propaganda ou locução contínua pode ser poluição sonora e causar uma sensação bastante irritante para o consumidor e para os colaboradores.

Variedade e qualidade de Produtos:

Oferecer uma ampla variedade de produtos que atendam às diferentes preferências e necessidades dos clientes é essencial para aumentar a satisfação e fidelidade. Invista em diferentes marcas e preze pela qualidade dos itens ofertados, evitando que o cliente se arrependa da compra na hora de manusear ou consumir por conta da má condição da mercadoria.

Dica: nem sempre é preciso gastar muito mais para oferecer um serviço responsável e satisfatório. Além disso, o retorno é muito mais vantajoso.

Promoções e Descontos Atrativos:

Oferecer promoções e descontos interessantes ajuda a atrair clientes e incentiva a fidelidade. Para isso, é necessário saber precificar adequadamente as suas mercadorias, realizar análise da concorrência de forma simples e rápida, observar a viabilidade das promoções escolhidas antes de realizá-las e contar com um Sistema de Gestão Integrado que facilite o gerenciamento, execução e levantamento do desempenho das suas ofertas. Os softwares da SGA Sistemas auxiliam com excelência  em cada um desses processos. Continue a leitura para saber mais. 

Atendimento ao Cliente de Qualidade:

Treinar os funcionários para oferecer um atendimento cortês, prestativo e eficiente pode fazer uma grande diferença na experiência do cliente, desde o momento da entrada até o pagamento. Porém é igualmente importante investir em um PDV funcional, ágil e completo para reduzir significativamente o tempo de espera na fila do caixa, oferecer diversas modalidades de pagamento, emitir notas fiscais de maneira simples e garantir a segurança das transações.

SAIBA TUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PDV IDEAL NO SEU ESTABELECIMENTO CLICANDO AQUI

Facilidades de Pagamento:

Como já mencionado, disponibilizar diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito, débito, dinheiro e especialmente o PIX, que atualmente é o mais utilizado no Brasil, torna o processo de pagamento mais satisfatório para os clientes.

Leia esse conteúdo recente sobre PIX integrado ao PDV e descubra como você pode facilitar as transações no seu estabelecimento e atrair mais vendas.

Feedback e Melhoria Contínua: 

Estar aberto ao feedback dos clientes e buscar constantemente maneiras de melhorar os serviços e a experiência geral do supermercado é fundamental para manter a competitividade e satisfazer as necessidades dos clientes em constante transformação.

A importância de um Sistema Integrado de Gestão

A crescente digitalização e o avanço da tecnologia demandam dos supermercados uma abordagem mais informatizada e automatizada de todos os processos da gestão. Um sistema integrado já é uma ferramenta essencial para qualquer negócio varejista que vise o crescimento e a própria manutenção no mercado. Acompanhe o que a SGA Sistemas pode fazer por você nessa jornada rumo ao sucesso:

  1. Os nossos sistemas permitem o monitoramento de estoque com precisão e segurança e facilitam a identificação de padrões de demanda e a adequação dos níveis de inventário para evitar escassez ou excesso de produtos.
  2. Com as funções fornecidas pelos softwares da SGA Sistemas, os supermercados podem ajustar dinamicamente os preços para garantir que sejam competitivos em relação aos concorrentes. Nossas ferramentas permitem aplicar descontos estratégicos com base no histórico de compras geral, realizar análise da concorrência com apenas alguns cliques, obter relatórios financeiros e de desempenho detalhados, programar mudanças de preços e tudo isso contribui para uma precificação inteligente das suas mercadorias, aumentando o faturamento e a vantagem da sua empresa.
  3. Ao integrar todas as etapas da gestão, você tem acesso a uma visão completa e precisa de vários setores da sua empresa. As nossas soluções facilitam inclusive o gerenciamento das demandas fiscais e a manutenção da legalidade do seu supermercado com ferramentas de alíquota e emissão de documentos fiscais.
  4. Inovação é nossa marca. Nossa assistente virtual – a Sol – e a nossa equipe de suporte técnico são capacitadas para auxiliar em quaisquer dúvidas e estão à disposição dos nossos clientes. Estamos sempre nos atualizando e possuímos diversos conteúdos nos nossos canais de comunicação para informar e trazer dicas que te ajudarão a elevar a sua empresa ao próximo nível. Conte conosco para transformar o seu supermercado em um grande sucesso de vendas e uma verdadeira referência em gestão.

SABIA QUE VOCÊ PODE SOLICITAR UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA? ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO COM O NOSSO TIME E FAÇA PARTE DESSA EVOLUÇÃO!

URL List

Deixe um comentário

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.