Por que Programar as Mudanças de Preços Aumenta a Eficácia das Promoções?

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Não é novidade que desenvolver promoções em estabelecimentos comerciais é uma tática amplamente utilizada para atrair consumidores, aumentar as vendas e impulsionar a receita, concorda? No entanto, a parte prática dessas ações nem sempre é tão simples. Você sabia, por exemplo, que a eficácia das promoções depende não apenas dos descontos oferecidos, mas também da maneira como são planejadas, executadas e as ferramentas utilizadas nesse processo?

Já temos aqui no blog um artigo explicando como o Encarte de Ofertas pode ser lucrativo para o seu negócio, se gerenciado de maneira simples e estratégica. Mas hoje, você vai entender melhor sobre a importância de programar com antecedência as mudanças de preços das mercadorias vendidas no seu estabelecimento, tanto para organização interna e faturamento, quanto para maximizar os resultados das iniciativas promocionais. Acompanhe a seguir!

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No cenário de mercado atual, automação comercial é a chave. Imagina que você é dono de um negócio onde as variações de preço são frequentes, como, por exemplo, um supermercado. Em feriados, mudanças de estação do ano e datas comemorativas, é comum desenvolver ações promocionais para aumentar o faturamento de acordo com a época e isso implica em frequentes alterações nos valores das suas mercadorias.

Diante dessas e de outras demandas, a automação comercial tem feito total diferença nos mais variados tipos de empreendimento nas últimas décadas e poder programar as mudanças de preços com antecedência mostra-se especialmente relevante para os comércios varejista e atacadista. A capacidade de um sistema de gestão de antecipar essas mudanças e implementá-las de forma automática garante que os valores estejam sempre atualizados e alinhados com a estratégia promocional da empresa. Essa automatização também minimiza erros humanos e reduz a probabilidade de descompassos entre o que é anunciado e o que é efetivamente cobrado.

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Você vai conhecer agora o SGA para empresas varejistas e atacadistas e as vantagens que um sistema de gestão como esse pode trazer para você tendo um recurso que permite a programação das mudanças de preços de forma prática e bastante simples.

1. Otimização e Agilidade

Há algumas décadas, seria difícil imaginar que poderia existir uma maneira de realizar a programação antecipada de mudanças de preços por meio de um sistema automatizado de gestão que, além dessa função, atende às principais demandas de controle de estoque, PDV, desempenho financeiro e ainda integra vários setores de uma mesma empresa. Pois é, mas, hoje já existe!

A capacidade de definir com antecedência as datas de início e término das promoções, além de programar os novos valores, elimina a dependência de intervenção manual nos pontos de venda, garantindo também mais rapidez no caixa e menos tempo de espera dos consumidores nas filas. 

A ferramenta que promove esse benefício é o SGA, um software integrado de gestão e automação comercial que confere uma agilidade fundamental às operações promocionais, assegurando que os descontos planejados sejam aplicados de maneira precisa, no momento exato e evitando possíveis falhas de cronograma e consequentes transtornos no período das promoções.

2. Reduz margem de erro humano e evita retrabalho

Ao adotar um sistema de gestão para programar as mudanças de preço, a margem de erro humana é significativamente reduzida. A automação facilita a sincronização das datas de início e término das promoções, permitindo que, passado o período programado, os preços retornem ao valor anterior. Essa redução de erros não apenas preserva a integridade da estratégia promocional, mas também economiza tempo e recursos, tendo em vista que evita o retrabalho muitas vezes associado a correções de dados incorretos.

Além disso, a solução elimina a necessidade do funcionário passar horas após o término do expediente para alimentar o sistema com os preços das promoções que vão ao ar no dia seguinte às pressas, ou, pior ainda: chegar muito antes do seu horário de trabalho para conferir se está mesmo tudo nos conformes.

3. Afasta falhas de comunicação entre os envolvidos na operação

Um sistema de gestão que possui a funcionalidade de programar mudanças de preços atua também como um canal eficaz de comunicação interna. Ao registrar as alterações de valor por meio do sistema, essas informações são automaticamente atualizadas para todos os funcionários autorizados a acessar o software.

Essa sincronização em tempo real reduz o risco de falhas na comunicação entre os envolvidos na operação, garantindo que os colaboradores operem suas atividades  já com acesso às informações mais recentes e atualizadas, eliminando assim possíveis discrepâncias e garantindo consistência na implementação das promoções.

4. Melhora a eficiência da equipe

A função de programação de preços do SGA pode otimizar a eficiência das equipes responsáveis pela troca de preços nas prateleiras. Ao receber previamente as informações sobre os descontos planejados, os colaboradores têm a oportunidade de preparar etiquetas e cartazes de maneira organizada e antecipada.

Além de reduzir o tempo necessário para a implementação das promoções, uma vez que os materiais necessários podem estar prontos antecipadamente, isso permite que a equipe já esteja preparada para a execução precisa e ágil das atualizações nas prateleiras, e evita, até mesmo, a necessidade de colaboradores fazerem essas alterações nos horários de pico da clientela.

Não precisar se preocupar com a pressa para conseguir organizar tudo imediatamente também permite que o colaborador dedique mais tempo a outras atividades importantes para a empresa ou, até mesmo, estude boas estratégias para o avanço do faturamento com suas promoções utilizando outras funcionalidades do sistema, como gerar relatórios de desempenho de descontos ou fazer uma análise da concorrência, por exemplo. Em ambos os casos, essa solução aprimora a organização, reduz a pressão e estresse à qual o funcionário é submetido, melhora a experiência do cliente e maximiza os resultados das promoções.

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O Timing certo é importante!

Uma das chaves para o sucesso das promoções é o timing correto. Programar as mudanças de preço através de um sistema de gestão facilita que a empresa execute promoções em momentos estratégicos sem precisar passar por transtornos causados pela alta demanda. Além disso, um sistema bem configurado pode implementar promoções de curta duração, criando um senso de urgência que incentiva os consumidores a agir imediatamente. A capacidade de ajustar o timing das promoções de forma ágil e precisa pode resultar em um aumento significativo nas vendas durante os períodos de promoção.

Deu para notar que o SGA surge como um excelente aliado estratégico e operacional para aumentar a eficácia das promoções diante de todas essas vantagens. A automação da precificação, a redução da margem de erro, a melhoria na comunicação interna da empresa e na experiência do cliente e a facilidade de agir no timing correto são só alguns dos inúmeros benefícios oferecidos por essa solução.

Investir na tecnologia adequada contribui não só para um aumento nas vendas, como também no fortalecimento da posição competitiva da empresa. Em um mercado em constante evolução, contar com um sistema de gestão eficaz para programar as mudanças de preço é uma escolha estratégica que pode proporcionar um retorno substancial sobre o investimento e trazer resultados bem-sucedidos e duradouros para o seu negócio.

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