Todo negócio que deseja se destacar deve ter um amplo conhecimento de quem são os seus concorrentes, o que estão fazendo e como podem se posicionar de maneira diferenciada, conquistando autoridade no mercado e, é claro, e atraindo mais clientes.
Pensando nisso, algumas empresas contratam profissionais para acompanhar os preços dos estabelecimentos próximos e auxiliar em estratégias competitivas. Porém, hoje esse trabalho pode ser muito facilitado com o uso de um sistema de gestão integrado, e o melhor: para a maioria das empresas, não é mais necessário ter alguém na equipe exclusivamente para realizar as análises ou mesmo ir a campo.
Neste artigo, exploraremos pontos essenciais sobre a realização de análises da concorrência e como um Sistema de Gestão adequado pode ser um grande aliado para alavancar a vantagem competitiva da sua empresa.
I. Autoridade e competitividade no mercado
É fato que o mercado empresarial moderno é caracterizado por uma concorrência feroz. Principalmente no comércio varejista, onde a oferta é muito vasta e costuma ser maior que a procura, empresas competem pela garantia do seu espaço. Diante das constantes mudanças e evoluções no meio empresarial, é evidente que a capacidade de se destacar é crucial para a sobrevivência a longo prazo. Então, para criar essa autoridade e se manter firme na corrida do mercado, a análise de concorrência é uma grande aliada, e isso leva à automação comercial.
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Manter o seu negócio atualizado com as principais práticas de sucesso empresarial é essencial para criar um posicionamento competitivo. Nos últimos anos, tem ficado cada vez mais evidente que as empresas que não investem na tecnologia correta correm sérios riscos de ficarem para trás. Portanto, unindo esses dois aspectos – análise da concorrência e automação comercial -, utilizar um sistema de gestão integrado que tenha a função de mostrar os preços das empresas adversárias é uma prática necessária para que você tome decisões privilegiadas e estratégicas para o seu próprio negócio.
II. Como fazer Análise da Concorrência
Para uma análise eficaz e bem sucedida, é importante ter algumas informações em vista.
- Saiba quem são os seus concorrentes: Faça um levantamento dos principais estabelecimentos do seu nicho que competem diretamente com a sua empresa. Leve em conta informações como localização geográfica, tempo de vigência no mercado, porte da empresa, entre outras.
Caso você precise apenas consultar os preços dos seus concorrentes diretos, a SGA Sistemas possui softwares que eliminam a necessidade de fazer esse levantamento. Tendo como base a localização geográfica do seu estabelecimento, eles rastreiam onde mais o produto está sendo vendido nas redondezas e exibem os valores correspondentes em cada um dos locais identificados. Continue a leitura para saber mais sobre essas ferramentas.
2. Defina os objetivos dessa análise: Normalmente, o objetivo geral de uma análise da concorrência é alcançar vantagem competitiva, correto? Porém, é importante focar em aspectos mais precisos para direcionar quais variáveis observar.
Por exemplo, se o seu objetivo é melhorar as suas estratégias de marketing, serão examinadas na concorrência informações como a veiculação de propagandas, redes sociais, campanhas publicitárias etc. Mas, caso o objetivo seja superar os adversários na experiência do cliente, é importante observar o nível de conforto do espaço físico, o atendimento, as pontas de gôndola, entre outros.
Lembre-se: aumentar as vendas e atrair clientes é o propósito de todo varejista. Mas para isso, é necessário estar atento a um conjunto de fatores específicos e agir de maneira direcionada, planejada e integrada. Se necessário, foque em um objetivo de cada vez. Assim, será capaz de alcançar excelência no maior número de aspectos possível.
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3. Utilize as estratégias e ferramentas adequadas: Tendo definidos os principais fatores a serem analisados, agora é a hora de partir para a ação. Reúna todas as informações importantes, elenque as forças e fraquezas dos seus concorrentes e faça escolhas estratégicas com base nos resultados obtidos.
Uma maneira de simplificar bastante o trabalho da análise é contando com um Sistema de Gestão Integrada da SGA. Essa ferramenta permite que você consulte os preços de um determinado produto nas empresas concorrentes utilizando o seu código de barras. Vale lembrar que o sistema também se encarrega de listar quais são os estabelecimentos que estão vendendo essa mesma mercadoria e seus respectivos valores.
Isso facilita o trabalho, promove a criação de promoções eficazes e coloca o seu negócio à frente em métodos de precificação.
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III. Benefícios da Análise da Concorrência
Como já foi visto, o posicionamento sólido no mercado está diretamente ligado à capacidade de examinar o cenário, adaptar-se e entender o comportamento do público. Veja a seguir as principais razões que fazem a análise de concorrência alavancar as vendas e melhorar a atração de clientes:
- Identificação de Oportunidades e Ameaças: Ao entender as forças e fraquezas das demais empresas do seu nicho, você pode identificar oportunidades que elas podem estar perdendo ou ações positivas que estão tomando, o que te permite preparar-se para ameaças em potencial.
- Definição de Estratégias: Com informações sobre os preços de seus concorrentes, você pode ajustar suas próprias estratégias de vendas e promoções para ganhar uma vantagem competitiva.
- Melhoria Contínua: A análise constante da concorrência permite que sua empresa esteja sempre atualizada em relação às últimas tendências e melhores práticas do setor.
IV. Como a Automação auxilia o seu negócio
- Centralização de operações: Com um sistema de gestão eficaz, é possível consultar os preços da concorrência através do código de barras, ver o valor atual da mesma mercadoria no seu estabelecimento e, após a consulta, escolher estrategicamente se definirá ou não um novo preço. Tudo em um só sistema! Isso economiza tempo e elimina a necessidade de consultar várias fontes.
- Otimização e efetividade do processo analítico: Algumas empresas contam com profissionais para visitarem os estabelecimentos concorrentes e fazerem um levantamento de suas ofertas in loco. Utilizando um sistema de Gestão Integrado da SGA, o analista/funcionário poderá otimizar o seu trabalho, economizar tempo e dedicar-se a observar outros fatores importantes para uma análise mais efetiva, como qualidade do atendimento, estrutura física, higiene, estratégias de marketing, entre outros.
- Gestão Promocional e de Desempenho: Você pode configurar promoções e descontos específicos após consultar os preços da concorrência. Além disso, os softwares da SGA Sistemas podem fornecer relatórios de desempenho de descontos na função “encarte de ofertas”. Saiba mais sobre como monitorar o sucesso das suas promoções clicando aqui.
V. Escolha avançar agora!
Na hora de escolher um software de gestão para sua empresa, é importante saber que nem todo Sistema Integrado simplifica e otimiza o processo de análise da concorrência. Os sistemas da SGA tem esse diferencial: pensando na rotina operacional e estratégica, eles trazem funções que auxiliam desde o planejamento, até o pós-venda, emitindo relatórios e fornecendo dados precisos.
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Um Sistema Integrado de Gestão reúne diversas operações e informações da empresa em uma única plataforma, proporcionando uma visão holística de sua organização e integrando os setores. Isso significa que você pode acessar dados financeiros, informações de vendas, controlar o estoque, gerenciar promoções e muito mais em um único lugar.
Contar com tudo isso e ainda poder realizar a análise dos preços da concorrência é essencial para o sucesso de qualquer empresa no mercado atual. Essa prática pode impulsionar o crescimento e a inovação. Ao adotar um Sistema de Gestão Integrado, você está investindo no aprimoramento da eficiência da análise da concorrência, o que pode se traduzir em uma vantagem competitiva sólida.
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Portanto, não subestime a importância de realizar análises e considere a implementação de um sistema da SGA Sistemas como ferramenta chave para tornar esse processo mais eficaz e orientado por dados. Assim, sua empresa estará bem preparada para enfrentar os desafios e alcançar o sucesso em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo. Lembre-se: a missão é que o seu negócio não apenas sobreviva, mas também prospere.
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