Em um cenário comercial altamente competitivo, uma das estratégias mais comuns para atrair clientes e aumentar as vendas é oferecer descontos e promoções. Mas já imaginou ser surpreendido com resultados contrários ao desejado e prejuízo no fechamento das contas? Sim, isso é possível! Mas, neste artigo, você vai descobrir como lucrar com o desempenho das suas ofertas e evitar problemas futuros.
Não é apenas sobre aumentar as vendas
O primeiro passo antes de iniciar uma promoção no seu estabelecimento é saber que, por ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o fluxo de caixa e ganhar a lealdade dos clientes, oferecer descontos pode aumentar as vendas em curto prazo, porém, é necessário analisar além desse aspecto.
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Muitos varejistas não sabem que lucrar bem com os descontos não diz respeito apenas ao volume de vendas, mas sim à rentabilidade geral do negócio, e é aí que mora o perigo. Ao oferecer descontos indiscriminadamente ou sem uma análise aprofundada, as empresas correm o risco de reduzir sua margem de lucro e, em alguns casos, até mesmo operar no prejuízo.
Existe uma prática crucial para avaliar o impacto financeiro dos descontos oferecidos e garantir que eles estejam sendo lucrativos para o negócio, e funciona também como um excelente parâmetro para a criação de novas (e mais eficazes) estratégias promocionais: o acompanhamento de relatórios de desempenho.
Compreendendo o impacto nos resultados financeiros
Acompanhar relatórios de desempenho é a chave para compreender o verdadeiro impacto dos descontos nos resultados financeiros da empresa. Normalmente, a melhor forma de gerar esses relatórios é a partir de um sistema eficiente de gestão integrada, que também tem a função de registrar as transações, dados dos clientes, históricos de compras e facilitar o encarte de ofertas.
Além de automatizar os processos de forma simples e economizar tempo, o sistema SGA é uma excelente opção para a gestão integrada de empresas e facilita o gerenciamento de promoções e central de ofertas. Ele trabalha com dados precisos e isso evita falhas humanas que podem prejudicar o funcionamento da empresa.
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Com esses registros em mãos, é possível identificar informações importantes que permitem ao varejista analisar:
- Margem de lucro líquido: é fundamental verificar se o desconto concedido afeta significativamente a margem de lucro líquido das vendas. Às vezes, pequenas reduções nos preços podem levar a grandes diminuições nos lucros.
- Impulsionamento das vendas: embora o principal objetivo dos descontos seja aumentar as vendas, é essencial verificar se esse crescimento é significativo o suficiente para compensar a redução nos preços.
- Perfil dos clientes: Acompanhar o comportamento dos clientes que utilizam os descontos é crucial. Algumas empresas podem constatar que a gestão de descontos que segue uma periodicidade bem definida, atrai clientes com maior potencial de retorno frequente.
- Vendas cruzadas (upselling): Os descontos podem ser uma oportunidade para incentivar vendas cruzadas. Portanto, é essencial monitorar se os clientes estão aproveitando outras ofertas e produtos com margens mais altas. No caso do SGA, além do relatório de desempenho dos descontos, também é possível realizar vendas cruzadas, o que facilita a elaboração de promoções mais assertivas e que tragam resultados mais expressivos.
Evitando práticas inadequadas
A ausência de uma análise aprofundada dos descontos pode levar a práticas inadequadas, como aumento descuidado de preços antes de oferecer o desconto ou a divulgação de promoções que não são reais. Essas práticas podem minar a confiança dos clientes e prejudicar a reputação da empresa, resultando em prejuízos a longo prazo.
O acompanhamento sistemático dos relatórios de desempenho permite que as empresas aprendam com as estratégias passadas e ajustem suas abordagens para obter melhores resultados no futuro. A análise cuidadosa dos dados ajuda a identificar quais tipos de descontos são mais eficazes e quais devem ser evitados.
O equilíbrio entre aumentar as vendas e preservar a rentabilidade é fundamental para o sucesso das ações de um negócio. Dessa forma, ter um relatório de desempenho em mãos facilita também a tomada de decisões de maneira mais inteligente e melhorias na precificação das mercadorias, conduzindo esses descontos a uma vantagem competitiva sustentável, em vez de uma ameaça ao seu resultado final.
O sistema SGA é a solução para a gestão das suas promoções
Contar com um sistema de gestão eficiente que emita relatórios de desempenho de forma precisa e automatizada e que, além disso, reúne dados de vendas, custos, estoque e outras informações relevantes tem tudo para fazer o seu negócio progredir e aumentar as suas vendas. Essa solução permite uma análise abrangente e atualizada, integrando vários setores da empresa e facilitando a comunicação entre eles. É muito importante ressaltar que, com a automatização comercial, os gestores economizam tempo e minimizam a probabilidade de erros manuais na geração dos relatórios e em outras operações do dia-a-dia de um negócio. E quanto antes implementar melhorias no gerenciamento dos seus descontos, maior será a satisfação na hora de fechar as contas!
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