Ticket Médio: Como Aumentar as Vendas na sua Loja de Materiais de Construção

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Imagem: Freepik

Inovar em estratégias para manter o crescimento das vendas e conseguir aumentar o ticket médio é fundamental para o desenvolvimento de um negócio, mas quando se trata de Lojas de Materiais de Construção, isso pode ser também um grande desafio.

O ticket médio, que representa o valor médio gasto por cliente em uma única compra, é um indicador crucial para o desempenho financeiro da loja. Aumentar os valores desse indicador não só impulsiona a receita, mas também demonstra que houve uma considerável melhora nos processos internos da empresa, na aplicação de estratégias e na competitividade no mercado.

Hoje você vai descobrir maneiras simples e aplicáveis à sua Loja de Materiais de Construção para elevar o ticket médio com eficácia e mostraremos que certos desafios muitas vezes podem ser problemas de fácil resolução. Preparado? Então vamos lá!

Os pilares do aumento do ticket médio

Poderíamos resumir em três principais pontos: promoções, qualidade do serviço e atendimento. Isso mesmo. Essa combinação de fatores tem um poder significativo no valor médio das vendas da sua loja de materiais de construção. No entanto, é importante falar um pouco sobre como eles fazem a diferença e devem ser geridos para o alcance do objetivo, afinal, aplicar a estratégia de forma irregular pode trazer resultados negativos para a sua empresa.

Qualidade de serviço e atendimento

Quando o assunto é qualidade de serviço e atendimento, o fato é que uma experiência de compra positiva pode motivar os clientes a investirem mais. Nesse caso, esses dois fatores conversam entre si.

Garanta que sua loja seja organizada, limpa e bem iluminada. Treine sua equipe para oferecer um atendimento ao cliente de excelência, adotando uma abordagem adequada e personalize a experiência de compra sempre que possível. Além disso, considere a implementação de programas de fidelidade ou ofertas exclusivas para clientes regulares.

Certificar-se também de que os seus vendedores sabem identificar oportunidades de upselling e cross-selling durante o atendimento ao cliente, monitorar o abastecimento do estoque, atentar-se à variedade de produtos ofertados, possuir um PDV ágil e funcional e oferecer diferentes opções de formas de pagamento são pontos indispensáveis a serem levados em conta nesse momento.

Promoções: como e quais ofertas realizar

Realizar promoções sempre foi uma das principais estratégias de atração de clientes. É sempre possível desenvolver campanhas promocionais que estimulem os consumidores a investirem mais nos seus produtos. Essas ofertas não apenas aumentam o valor total da compra, mas também proporcionam uma sensação de economia para o cliente, tornando a promoção mais atrativa.

No entanto, os preços não devem ser baixados aleatoriamente. É importante pontuar que uma precificação inadequada também pode prejudicar a reputação da marca, causar uma visão negativa sobre a qualidade dos produtos e até mesmo desencadear uma guerra de preços com a concorrência. No final das contas, uma estratégia de precificação incorreta tem o potencial de prejudicar a estabilidade financeira e a capacidade competitiva de qualquer empresa a longo prazo.

VEJA MAIS SOBRE COMO PRECIFICAR PRODUTOS CORRETAMENTE NO SEU ESTABELECIMENTO

Existem diversos tipos de ofertas que podem ser realizadas, mas para ter eficácia também é preciso estratégia, planejamento e tomada de decisões de maneira bem informada. Isso porque, antes de lançar uma promoção em sua loja, é crucial reconhecer que, embora os descontos possam ser úteis para aumentar as vendas imediatas e fidelizar clientes, é fundamental considerar outros fatores além desse impacto de curto prazo.

Muitos comerciantes desconhecem o fato de que a lucratividade dos descontos não se resume apenas ao aumento das vendas, mas também à saúde financeira global da empresa, o que representa um risco significativo. Ao conceder descontos de forma indiscriminada ou sem uma análise prévia cuidadosa, as empresas correm o risco de diminuir sua margem de lucro e, em alguns casos, até mesmo adquirir grandes prejuízos.

Por isso, a melhor forma de conhecer bem os possíveis limites e oportunidades do seu negócio, dando passos acertados, mais seguros e baseando-se em dados, é utilizando um sistema de gestão inteligente e integrado que facilite o gerenciamento e a realização dessas ofertas, mas também ofereça um levantamento dos resultados obtidos.

Os softwares de Gestão Integrada e Automação Comercial são ferramentas fundamentais para o bom funcionamento de uma loja de materiais de construção e devem atender às principais necessidades do comerciante, facilitando inclusive os meios de aumentar o seu ticket médio. Pensando nisso, a SGA Sistemas desenvolve softwares completos e eficazes que possuem diversas funções específicas para o gerenciamento e monitoramento de ofertas. Confira como uma solução ideal pode ajudar nessas ações:

  • Relatórios de desempenho de descontos: Uma prática essencial para avaliar o impacto financeiro dos descontos oferecidos e assegurar sua rentabilidade para o negócio é acompanhar relatórios de desempenho. Os relatórios podem servir ainda como um excelente indicador para desenvolver estratégias promocionais mais eficientes e inovadoras.
  • Programação das mudanças de preços: Os nossos softwares permitem que você defina previamente os preços a serem modificados e escolha quando a alteração será aplicada. Tudo de forma simples e rápida! Programando as mudanças de preços, você evita ficar horas após o expediente ou antes da loja abrir realizando as modificações. Além disso, os contratempos causados por operar a atividade “em cima da hora” são eliminados. Clique aqui e saiba mais sobre essa função.
  • Venda de produtos relacionados (Cross-selling): Com um histórico de vendas preciso e atualizado, o sistema pode exibir quais produtos são comumente vendidos juntos em uma mesma compra. Isso auxilia tanto na pertinência das sugestões do vendedor para o cliente levar mais itens, quanto para que o desconto aplicado em um produto possa ser acrescido em outro, fazendo com que o seu lucro não sofra um impacto negativo. Esse processo pode ser extremamente vantajoso para o comerciante, pois facilita a realização de promoções sem que haja diminuição da receita do seu estabelecimento.
  • Análise da Concorrência: nossos softwares permitem que você consulte os preços de uma determinada mercadoria nas lojas concorrentes utilizando apenas o seu código de barras. Ou seja, o sistema se encarrega de listar onde está sendo vendido esse mesmo produto por perto e o preço correspondente em cada estabelecimento listado. Confira todos os benefícios dessa ferramenta, clique aqui!

Aumentar o ticket médio em uma loja de materiais de construção requer estratégia, informação e principalmente o uso da tecnologia certa para sua empresa. Conte com a SGA Sistemas para simplificar tarefas e obter dados essenciais nesse processo.

Nossas soluções abrangem e facilitam as mais diversas etapas da sua gestão, incluindo o controle eficiente de estoque, PDV rápido e eficaz, análise da concorrência, gerenciamento financeiro e uma infinidade de outras ferramentas capazes de transformar o seu faturamento, impulsionando as suas vendas!

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