Como manter-se atuante no mercado diante de tantas mudanças constantes? Nos últimos anos, a automação de processos tornou-se uma prática indispensável para a eficiência operacional e desempenho positivo nos mais diversos setores comerciais.
Entre esses setores, os supermercados são um dos que mais se beneficiam da tecnologia. A automação de processos em supermercados não apenas otimiza e garante mais precisão às tarefas, mas também proporciona uma melhor experiência para os clientes e funcionários, ampliando assim, os lucros.
Neste artigo, exploraremos o que você precisa saber sobre automação de processos em supermercados, desde suas vantagens até suas implementações práticas. Acompanhe.
O que é Automação de Processos
Automação é o nome dado à aplicação de tecnologia para realizar tarefas ou atividades de forma automática, reduzindo (ou até eliminando) o esforço humano direto aplicado sobre elas. No contexto comercial, isso significa utilizar máquinas, sistemas e softwares para executar uma variedade de atividades, desde a gestão interna até o processamento de vendas, de forma mais eficiente, segura e precisa.
De um modo geral, a automação comercial pode envolver o uso de dispositivos eletrônicos, como leitores de código de barras e sensores de RFID, além de algoritmos inteligentes que automatizam tarefas complexas, como a análise de dados, controle de estoque, gestão financeira e tributária e muito mais.
Esses algoritmos que facilitam e automatizam atividades relacionadas a cálculos, emissão de documentos, controles gerais e específicos, levantamento e armazenamento de dados e centralizam várias outras funções gerenciais integrando as áreas de uma empresa são chamados Sistemas de Gestão Integrada ou Sistemas Integrados de Gestão e são ferramentas essenciais para o bom desempenho de um negócio nas suas mais diversas necessidades.
Confira na imagem abaixo os principais tipos de automação de processos:
LEIA TAMBÉM COMO TRANSFORMAR DESAFIOS NA GESTÃO DE SUPERMERCADOS EM GRANDES OPORTUNIDADES
Os tipos de automação de processos também podem ser denominados de acordo com as áreas em que são aplicados, como automação de vendas, automação de marketing, de contratos ou finanças e assim por diante. Neste caso, tratam-se de tipos de automação de processos administrativos, e todos eles trazem vantagens para os negócios.
Ao eliminar a quantidade de atividades manuais em processos rotineiros, a automação não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também libera tempo e energia para a equipe concentrar-se em tarefas mais estratégicas e de maior valor agregado, além de proporcionar mais segurança e precisão até mesmo nas transações financeiras e aumentar a produtividade. Veja a seguir a importância e os principais benefícios de investir em automação comercial no seu supermercado.
A importância da Automação de Processos em Supermercados:
Investir na automação comercial em um supermercado é uma decisão muito importante que impacta diretamente em todos os aspectos da empresa. A falta de automação pode resultar em processos operacionais lentos e propensos a erros, levando a desperdícios de tempo e recursos. Além disso, sem a automação, os supermercados podem enfrentar dificuldades para acompanhar a demanda dos clientes, gerenciar o estoque de forma eficaz e competir com outros varejistas que já utilizam tecnologias avançadas.
Isso pode resultar em uma experiência de compra insatisfatória para os clientes, perda de vendas e, como consequência, impactar negativamente a saúde financeira do negócio. Portanto, investir na automação comercial é essencial para garantir a competitividade e o sucesso a longo prazo no mercado varejista.
Porém, há uma única desvantagem que a automação pode trazer: é possível que alguns profissionais não compreendam que a tecnologia chega como um auxílio, a fim simplificar e aprimorar suas tarefas. Devido à falta de informação e treinamento, pode surgir um temor de que os trabalhadores sejam substituídos por máquinas. Para mitigar esse problema, os gestores precisam comunicar de forma clara e transparente sobre a automação nas empresas e como ela poderá beneficiar toda a equipe.
No que a automação impacta nos processos da empresa
Os principais problemas que poderiam ser evitados com o uso da tecnologia certa em supermercados são ainda bastante comuns e trazem grandes prejuízos para a empresa. Veja a seguir como a automação pode reparar ou auxiliar nesses desafios:
- Desperdício ou perdas de tempo e de recursos: A automação de processos permite que tarefas repetitivas e demoradas sejam realizadas de forma mais rápida e precisa. Isso inclui desde a gestão de estoque até o registro de vendas e o envio de dados para a contabilidade. Além disso, com sistemas automatizados, há uma redução significativa de erros humanos, como erros de digitação ou contagem incorreta de itens. Isso leva a uma maior precisão nos registros, otimiza tempo, evita retrabalho e reduz perdas financeiras.
- Dificuldades no aumento dos lucros e na Experiência do Cliente: Com processos mais eficientes, os clientes experimentam o tempo de espera reduzido nos caixas, uma vez que as transações são processadas de maneira mais ágil. Além disso, a disponibilidade de produtos é melhor gerenciada, garantindo que os itens estejam sempre disponíveis quando os clientes os procurarem. A precificação também torna-se mais acertada com as ferramentas disponíveis – no caso dos softwares da SGA Sistemas, é possível inclusive realizar análise da concorrência apenas com alguns cliques. Saiba como clicando aqui.
Outro ponto importante é que com um PDV automatizado, você oferece diferentes formas de pagamento ao seu cliente, evitando transtornos e perdas de vendas.
DESCUBRA AS PRINCIPAIS PRÁTICAS PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE EM SUPERMERCADOS
- Dificuldade na identificação de problemas ou tomada de decisões sem embasamento: Os sistemas de automação coletam e armazenam dados importantes das diversas áreas da empresa atualizados automaticamente, proporcionando precisão na execução de tarefas e nos relatórios oferecidos. Esses dados podem ser utilizados para análises detalhadas sobre variáveis cruciais como o desempenho das vendas, comportamento do cliente, preferências de compra, informações de estoque e muito mais. Tendo-os em mãos, eles funcionarão como um grande auxílio na tomada de decisões estratégicas, facilitando o controle inteligente e permitindo uma visão panorâmica do seu supermercado.
É importante lembrar que, os Sistemas Integrados de Gestão também são ideais para microempreendedores individuais (MEI), pequenas e médias empresas. Muitas pessoas acreditam que, por ser uma ferramenta utilizada pelas grandes e mais renomadas corporações, ela é inacessível ou possui funcionalidades desnecessárias para quem ainda está crescendo. Mas isso é mito! O software de gestão integrada é uma solução rentável e adaptável a qualquer tipo de negócio.
Como Implementar a Automação Comercial no seu Supermercado
A automação de processos é uma tendência que veio para ficar e que pode transformar o seu supermercado em um grande sucesso de vendas, elevando-o a um outro nível. Além de melhorar a eficiência operacional, ela oferece uma série de benefícios tanto para os clientes quanto para os varejistas.
No entanto, é importante ressaltar que a implementação bem-sucedida da automação requer o reconhecimento das suas necessidades e investimento em tecnologias adequadas. Para cada tipo de negócio, existe uma solução especialmente desenvolvida a fim de aprimorar o gerenciamento e os processos do dia-a-dia. A SGA Sistemas está há três décadas no mercado oferecendo soluções inovadoras que auxiliam no crescimento contínuo e acelerado da sua empresa.
O SGA, nosso software pensado especialmente para você e o seu supermercado, possui inúmeras funcionalidades altamente relevantes para um melhor funcionamento do seu empreendimento como um todo e melhor desempenho de vendas e lucros. Para entender melhor como funciona, os Softwares Integrados de Gestão da SGA Sistemas são soluções tecnológicas que tem como propriedade simplificar os mais diversos processos do dia-a-dia de uma empresa, facilitar atividades relacionadas à gestão e às burocracias e ainda pode auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
VEJA NESTA PÁGINA COMO O SGA PARA SUPERMERCADOS ATUA NA EVOLUÇÃO DO SEU NEGÓCIO
Temos também aqui no blog, diversos artigos que explicam detalhadamente outras maneiras como as nossas soluções podem impulsionar o seu negócio de forma simples e prática.
E sabe o que é melhor? Você pode ter uma demonstração gratuita do nosso sistema para a sua empresa, basta clicar aqui e solicitar ao nosso time de vendas!
Aqueles que abraçam a automação de processos estão posicionados para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Conte conosco para fazer parte dessa evolução!